Dicas de Moda para seu negócio:
Basta você perguntar que a gente responde!

Confira abaixo as perguntas respondidas esta semana!

Tenho uma confecção há muitos anos. No entanto, não possuo nenhum tipo de formação no ramo. Gostaria de saber como poderia fazer um curso de produção rápido de moda.
Pergunta de: Patricia Azevedo Barcelos - Florianópolis/ SC

Você poderá encontrar cursos rápidos no Senac e Senai de seu estado (www.sc.senac.br e www.sc.senai.br). Muitas vezes, as universidades e faculdades ligadas às áreas de design também oferecem cursos de curta duração para aqueles que, como você, estão em busca de atualização na área.

Estou querendo abrir uma loja de roupas e acessórios e gostaria de uma dica de como devo iniciar, desde capital à moda em vitrines.
Pergunta de: Tatiana - Porto-Ferreira/ SP

Aqui no modapoint você vai encontrar um vasto material de auxílio para que seu negócio seja um sucesso, além das matérias periódicas sobre moda, tendências e negócios. Confira os seguintes artigos e conte sempre conosco para ajudá-la:
<a href="http://www.modapoint.com.br/materiaprima/repor/wvit01/wvit01.html" target="new">
Tudo sobre vitrinas I, Tudo sobre vitrinas II, Tudo sobre vitrinas IIIcolunas sobre vitrinismo, negócios, etc., Começando seu negócio próprio na moda,
Jeans: ascensão de olho nas exportações, Tecnologia Tagless , Entrevista: Debora Andrade, Guia para o lojista: datas comemorativas/ como otimizar suas vendas em datas comemorativas, História da Moda - 1900/2000, O bom negócio da customização, Nova lei das etiquetas , entre outras. Boa sorte!

Oi. Eu sou estudante de Jornalismo e estou fazendo uma monografia sobre a influência do cinema na moda dos anos 30. Gostaria de saber se você poderia me auxiliar com algumas informações sobre o assunto, para que eu possa encaixar alguns depoimentos. Agradeço desde já.
Pergunta de: Priscila

Você poderá encontrar um resumo sobre a década de 30 em nosso especial sobre História da Moda (Clique aqui). Quanto aos depoimentos, aconselho-a a procurar figurinistas que já tenham trabalhado com figurinos de época. Eles certamente poderão lhe fornecer dicas valiosas de como proceder em uma pesquisa de época adequando os looks às personalidades dos personagens, onde conseguem os objetos (ou se contratam artesãos para fazer réplicas, etc.) e de quais locais tomam referências para cenários. Outra idéia é conversar com homens e mulheres que vivenciaram aqueles conturbados anos para assim distinguir quais as influências que eles, como contemporâneos, perceberam através das telas do cinema. E não descarte fontes de pesquisa como revistas, livros e jornais de época, que poderão lhe fornecer um rico material para sua monografia. Boa sorte em sua pesquisa!

Gostaria de saber se as alças das bolsas que estão na moda são transpassadas, curtas ou longas pois fabrico bolsas em tear e tenho dúvidas.
Pergunta de: Patricia Mendes - Florianópolis/ SC

Na verdade, a moda é bem democrática e tanto alças curtas (para modelos pequenos e médios) como longas (em modelos do tipo sacola) estão em alta. Aproveite que você faz bolsas em um tear, que certamente deixa suas criações muito especiais, para criar propostas diferenciadas para diversas ocasiões. Coloque seu talento à mostra!

Quero revender roupas no exterior. Já sei o que gostaria de revender e acho que sei onde poderia encontrar, mas qual é o procedimento burocrático para exportar? Como ser revendedora de uma loja do Brasil?
Pergunta de: Maithe - Oman

O melhor seria consultar um contador para resolver suas dúvidas sobre taxas e impostos de importação/ exportação. Em muitos casos, as leis variam de país para país e seria interessante que você pudesse conhecer mais a fundo os detalhes sobre a área em que pretende atuar.
Já para ser revendedora o melhor é oferecer-se diretamente nas empresas de seu interesse, além de conquistar contatos na área que podem lhe render boas oportunidades de trabalho.

Gostaria de saber onde encontrar busto para costura nos tamanhos "bebê" (0 a 6 meses, 6 a 12 meses), e assim por diante, para poder experimentar modelos criados em minha confecção. Obrigada.
Pergunta de: Magda Castro - Rio de Janeiro/ RJ

Geralmente esses artigos são comercializados nas mesmas lojas que vendem expositores. Visite os seguintes sites: www.equipaloja.com.br, www.picoloshopping.com.br e www.cabide.com.br. Também, entre em contato através de telefone com as seguintes empresas: JJ Expositores/ 11-3313 5108, Ponta Brasil/ 11-2282391 e 11-2290076 e Universal Manequins/ 11-2279628 e 11-2270239).

Estou abrindo uma malharia e gostaria que vocês me ajudassem indicando sites ou telefones de fornecedores de linha (seridó, modal e viscolastic). 
Pergunta de: Andréia - Santo André/ SP

Você poderá encontrar diversos fornecedores para seu negócio nos Canais de moda modapoint. Para acessar essa área do site agora mesmo, com um vasto cadastro de fornecedores, clique aqui!

Gostaria de idéias para acabar com o estoque da minha loja fazendo uma liquidação, pois queremos renovar o estilo da loja.
Pergunta de: Luciana - São Paulo/ SP

O ideal é promover uma queima de estoque. Coloque seus produtos à venda com um preço realmente atrativo e, para garantir compras maiores por parte de seus clientes ofereça várias opções de pagamento. Essa é uma saída que tem mostrado ótimo resultado até mesmo em grandes marcas.
Mas atenção: é de importância vital que sua liquidação tenha um a boa divulgação. Envie um convite a seus clientes cadastrados, faça propagandas em revistas do bairro, capriche em uma linda vitrina (se precisar, peça o auxílio de um profissional competente para valorizar seu produto e a promoção de maneira elegante). Boa sorte!

Estou iniciando uma empresa de confecção voltada para linha jovem (camisetas, bermudas, etc). Gostaria de criar modelos diferentes e estou com dificuldades. Vocês têm como me ajudar ou indicar alguém que possa? Não quero mais copiar mas sim criar para sair na frente neste ramo tão competitivo.
Pergunta de: Neto - Bauru /SP

Você está certo em buscar um estilo próprio para sua marca pois cópias desvalorizam o produto e agregam um valor negativo à empresa. Se você está com dificuldades nessa área de criação sugiro a você que contrate um bom estilista para integrar sua equipe. Hoje em dia os profissionais formados em boas faculdades têm uma excelente formação para trabalhar na área de vestuário e com certeza você poderá notar os resultados. Coloque os anúncios em jornais, sites de empregos e nas próprias faculdades. Boa sorte!

Tenho que ir a uma festa de casamento. Neste frio, o que usar sobre o vestido longo? Está usando corpete com saia rodada? Ou uso um longo justo? Luvas? Ajudem-me!
Pergunta de: Luciana Maria Parreiras - Belo Horizonte/ MG

Use uma echarpe ou pashimina sobre o vestido. O corpete pode ser usado, mas cuidado com a saia rodada: prefira o longo justo. Não há necessidade de luvas.

O que usar em solenidades de formatura como aula da saudade, culto ecumênico e cocktail/ baile? Essas solenidades acontecerão em agosto/2003.
Pergunta de: Flávia Reginav - Anápolis/ GO

O convite geralmente especifica o traje. No geral, o baile pede glamour enquanto as outras ocasiões pedem looks sóbrios, como terninhos, tailleurs, etc.

Tenho que ir a um casamento em uma cidade muito fria e gostaria de colocar uma meia grossa e uma saia preta. Gostaria de saber se combina com uma sandália plataforma preta.
Pergunta de: Flávia - Rio de Janeiro/ RJ

A sandália plataforma é muito esportiva para a ocasião. Prefira sapatos de saltos altos e finos.

Sua pergunta ou dúvida já pode ter sido respondida aqui no Matéria Prima!

Faça uma busca em nosso Arquivo de Dicas!

 

 

 

Nome

Cidade e Estado

E-mail

Escreva abaixo
a sua dúvida de moda:

:: modanews

Assine já e fique por dentro de todas as notícias e novidades
do setor!