Jacutinga/ MG
Cidade produz por mês dois milhões de peças em malha para serem vendidas durante o inverno

Texto e imagens: Conceptu Comunicação & Marketing

Representando 25% da produção nacional de malhas, a estância hidromineral de Jacutinga (Sul de Minas), responsável pela 1ª água engarrafada no Brasil, que agrega cerca de 1.100 estabelecimentos que produzem e comercializam malha tecida pelos moradores, inicia a partir de 30 de maio, seu Festival de Malhas, Comidas e Cultura Mineira, o Festmalhas. O evento já está na sua 26ª edição e deve receber cerca de 100 mil visitantes até o dia 09 de junho. Consumidores de todas as partes do País vão estar na Cidade atraídos pela qualidade e preço dos produtos até quase 60% mais baratos do que nos grandes centros.

Os 20 mil habitantes do município estão envolvidos direta ou indiretamente com a confecção de malhas, assegurando para Jacutinga o título de Capital Nacional das Malhas e Tricô. Durante o verão, segundo Rodnei Cássio Alves, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacutinga (Acija), cerca de dois milhões de peças são produzidas mensalmente na Cidade para serem vendidas nessa época do ano. A malha é a principal fonte de renda de Jacutinga, que além de vendê-la para todo País, a exporta para o Paraguai, Uruguai, Itália e Estados Unidos. Segundo o presidente da Acija, a expectativa é de que sejam gerados negócios em torno de R$ 6 milhões durante os dez dias do evento. Esse ano a grande novidade será a diversificada opção de malhas confeccionadas com fios importados, que possibilitam um acabamento de melhor qualidade, além da maior durabilidade das peças e melhor textura.

No Sul de Minas, evento esquenta a cidade de Jacutinga e atrai consumidores de todo País

Uma ave conhecida cientificamente como Pipile jacutinga vivia nas áreas da mata atlântica do sudoeste do Brasil. Ela era encontrada principalmente em uma região montanhosa do Sul de Minas Gerais, onde em meados de 1800 surgiu uma vila que levou o nome da ave e que mais tarde se tornaria a estância hidromineral de Jacutinga.

Localizada a 190 Km da capital paulista e a 480 Km da capital mineira, a cidade está situada em uma região privilegiada pela natureza. Além de belas cachoeiras, parques e montanhas, Jacutinga também é conhecida por suas fontes que apresentam águas radiativas com propriedades medicinais.

Algumas pessoas ainda não sabem, mas a Cidade de Jacutinga é responsável pela primeira água engarrafada do Brasil e a Fonte São Clemente é uma das atrações favoritas dos turistas. Ela funciona todos os dias das 8 às 18 horas.

É possível em Jacutinga permanecer horas admirando a natureza do Parque Primo Raphaelli. O lugar possui um grande lago onde se pode pescar ou nadar de pedalinho, além de uma pista para a prática de cooper e bicicross e um agradável playground. Com 1325 metros de altitude, o morro Alto Alegre é outra bela atração. A parte mais alta, onde existe uma lagoa, é utilizada para a prática de esportes radicais como vôo livre e paraglider. O Pico da Forquilha e a Cachoeira da Saudade, também são ótimos cartões postais.

Representando 25% da produção nacional de malhas, a estância hidromineral de Jacutinga, considerada atualmente como a Capital Nacional da Malha e do Tricô, realiza todos os anos seu maior evento ____ o Festmalhas, um festival de malhas, comidas e cultura mineira, que acontece sempre durante o feriado de Corpus Christi. Esse ano, em sua 26ª edição, o evento deve receber cerca de 100 mil pessoas e promete incrementar o guarda roupa de quem se interessa por artigos do gênero e até mesmo para quem deseja revender os produtos.

Visitantes de todas as partes do País vão para a Cidade atraídos também (além da natureza) pela qualidade e preço das malhas, até 60% mais baratas do que nos grandes centros.

Jacutinga abriga cerca de 1.100 malharias, que chegam a produzir aproximadamente dois milhões de peças por mês no verão para serem vendidas nessa época do ano.

Jacutinga:

À esquerda: Igreja Matriz de Santo Antônio.
À direita: Pico da Forquilha

Maiores Informações

A cidade de Jacutinga oferece ainda uma boa rede de hotéis e restaurantes:

Hotéis:

Hotel Parque das Primaveras, tel (35) 3443.1500

Hotel Filhos de Gandhi, tel (35) 3443.2544

Hotel Colonial, tel (35) 3443.2155

Gandhi Hotel, tel (35) 3443.1787

Hotel do Sossego, tel (35) 3443.1102.

Restaurantes:

Recanto dos Amigos (fogão a lenha), tel (35) 3443.2977

Restaurante da Constância (A La Carte), tel (35) 3443.2917

Restaurante e Pizzaria Original, tel (35) 3443.3032

Choperia D'Hora (self-service), tel (35) 3443.2277