Venda Mais Neste Final de Ano

Por Vivian Bulla
Imagem: Época Negócios/AE

 

O período que engloba Natal, Réveillon e 13° salário é a melhor época de vendas do ano já que os consumidores estão mais emotivos, dispostos a comprar e são mais facilmente atraídos pelas ações promocionais.
Estratégia e antecedência são as palavras-chave para vencer nesse jogo. Afinal, um fim de ano lucrativo gera fluxo suficiente para atravessar os dois meses seguintes, quando as vendas caem substancialmente e só são retomadas com a proximidade do Carnaval.
Por isso, mãos à obra!

 

Antecedência
Deixar o planejamento para a última hora gera pouco resultado e, de quebra, custa mais caro. A antecedência garante melhores condições com fornecedores, contratações, mix de produtos com mais qualidade e menor custo, melhores espaços publicitários, decoração da loja e vitrina, compra de brindes para os clientes, etc. A definição do estoque também é de extrema importância. Para não existirem faltas ou sobras, o ideal é fazer um cálculo com base nas vendas de anos anteriores.

Chamar a atenção do cliente
Compramos antes de tudo com os sentidos, por isso é importante investir na vitrine e decoração para atrair o consumidor. Limpeza e organização são essenciais, mas música e cheiro são diferenciais poderosos. Isso torna o ambiente agradável e a experiência de compra positiva, que é o primeiro passo para fidelizar o cliente.
Ambiente e vitrina também são responsáveis pelas vendas por impulso, um recurso cada vez mais necessário frente à concorrência com lojas virtuais.

Atendimento e funcionários temporários
Uma equipe de vendas eficiente é aquela bem treinada, gentil e que sabe oferecer o que o cliente quer sem ser insistente ou inoportuna. Agilidade é de suma importância, já que muitos consumidores não tem e nem querem perder tempo.

Vendas e a organização da loja
A vitrina é responsável por até 70% das vendas, mas outras estratégias também devem ser utilizadas, como montar ilhas no centro da loja, promoções focadas em seu segmento, kits presenteáveis e vales-presente.
Lembre-se de que muitos pais vão às compras com os filhos. Por isso, exiba produtos que atendem tanto adultos como crianças e adolescentes (acessórios para cabelo, meias, cadernos de anotações, chaveiros, etc.) em locais estratégicos.

Promoções e divulgação
Revistas e jornais são ótimos, mas hoje em dia não se pode descartar a Internet. Mantenha seu site atualizado (visual, produtos e contatos) e envie newsletters para seus clientes. Use também as redes sociais, para saber a opinião dos consumidores e divulgar rapidamente promoções e novidades. Sorteios e promoções nessas redes (para quem mais “curtir”, comentar, etc.) geram um grande número de visitas a sua página pois fazem com que seus clientes e seguidores convidem outros amigos para ajudá-los a vencer.

Lojas virtuais
Quem trabalha com e-commerce precisa de atenção redobrada no final de ano com a atualização constante do site, além do estoque e logística. Este é o momento ideal para atrair novos clientes, mas qualquer erro pode minar a confiança do consumidor e custar ao lojista muitas vendas futuras.
Usar sistemas de integração que oferecem diversas formas de pagamento é uma ótima ideia para lojas on-line, principalmente para novos e pequenos negócios, pois estimulam as venda e garantem a segurança do cliente.

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