História da Moda (clique aqui para voltar para o início)

Por Vivian Bulla ( vbulla@modapoint.com.br). Colaboração de Adriane Hagedorn
Imagens: exposição, costumegallery.com, costumes.org

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Anos 40

A década de 40 começou com a Segunda Guerra Mundial. No mundo todo, os exércitos eram formados por filhos, pais e maridos de mulheres que precisaram aprender a trabalhar em fábricas para darem continuidade às produções de seus países.
O cinema descobriu seu grande valor para o marketing, incentivando as pessoas e incutindo-lhes ideologias. As atrizes, para animar as tropas, faziam shows e surgiu a figura, e também a fascinação, pelas pin-ups.
Em uma época de tantas restrições, poucos recursos e falta de matérias-primas, a moda adaptou-se,

optando por modelos de roupas sóbrias, retas, masculinas e sem exageros, com o uso quase obrigatório de chapéus. A ostentação era condenada, e as diferenças entre as classes sociais, devido às restrições, diminuíram.

A ordem era reciclar e improvisar, principalmente porque muitas fábricas que antes produziam bens de consumo, nesse momento serviam ao exército. Nos calçados, por exemplo, os saltos não podiam ultrapassar um certo tamanho, e a cartela de cores era composta por apenas seis tons. A busca por materiais alternativos se intensificou, e descobriu que peles de animais e madeira poderiam ser aplicadas em solados e calçados.
Nas residências, o espírito continuava. Era comum enfeitar a casa para as festividades com papel celofane e objetos de uso diário.
A moda masculina também se adaptou, incluindo peças mais despojadas nos armários dos homens.
Com o final da guerra, começou a surgir o estilo que definiria a próxima década. No ano de 1947, Christian Dior lançou o New Look, que trouxe de volta a feminilidade perdida no passado.
E no ano anterior, a moda praia foi revolucionada por Louis Réard com a invenção do biquini, que partiu o maiô em duas peças.

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A Segunda Guerra foi marcante para definir o início dos anos 40.
A grande necessidade de matérias-primas por parte dos exércitos incentivava a população a devolver materiais como os metais. Um exemplo é a  campanha publicitária da marca Kolynos.
Devido a essas dificuldades, as mulheres passaram a trabalhar nas fábricas e até mesmo na guerra, auxiliando seus exércitos. Pode-se ver isso em capas de revistas (2) e em propagandas (3: "Um dia trabalho...").

O cinema continuava popular com suas atrizes sensuais (4: Lauren Bacall), servindo também como marketing.
Com o final da guerra, a sociedade  passou a buscar um novo estilo de vida, mais tranquilo (5).
Surgiu assim, em 1947 o New Look de Dior, que com saia ampla e cintura marcada resgatava toda a feminilidade perdida nos anos anteriores.

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Mais Informações:

História da Moda

Conhecer a História da moda é fundamental para quem trabalha na área do vestuário e criação.
Como tudo na moda, esse assunto também depende de um estudo contínuo a diversas fontes de referência. Por isso, procure em sua cidade bilbliotecas ou livrarias que ofereçam títulos sobre o  tema.
Procure material também em faculdades e cursos de moda e design.

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